X
+ -

segunda-feira, 19 de março de 2012

Iniciando o PHP - 1

Nestas postagens tenho como objetivo iniciar com o php procedural (ou seja com a linguagem estruturada) e com passar dos posts chegar o php orientado a objetos, vou postar links de materiais que eu encontrar na web, e com um tempo e conteúdo suficiente eu montarei uma página só com conteúdo php, assim como os que buscam por essa informação eu também estou aprendendo, e tudo que eu for aprendendo terei o prazer de postar no blog.

Primeiramente vamos ao básico, o manual do php aqui está todas as informações que serão trabalhadas no decorrer dos posts.

No principio como todo script web, há a tag de abertura e a tag de fechamento do php, existem outros modos, mas por convenção este é o mais correto.

<?php

?>

Sem delongas vamos aos primeiros scripts.

<?php

/*

/* */ esta é a tag de comentário para um bloco de conteúdo ou mais de uma linha;
abaixo a tag 'echo' que imprime um valor na tela, na realidade existem duas a tag 'echo' e 'print', o 'print' é uma função php ele retorna um valor de natureza

$variavel = print "oi"; retornará o valor 1 na variável e imprimirá oi na tela;

já o echo não é uma função e sim um construtor que não retorna nenhum valor;

echo 'valor a ser impresso na tela, entre aspas simples uma string'."entre aspas duplas podem ser impressas variáveis";

Sempre importante também, lembras de colocar o ';' ao fim de uma instrução
*/

echo 'Olá Mundo';

?>

Imprimirá Olá Mundo.

Essa foi a primeira e lógico mais simples postagem de php, com o passar dos posts a coisa vai ficando mais legal. FLW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário